Notícia

Imprensa catarinense é destaque em sessão da Alesc que celebrou os 90 anos da ACI

  • Fernanda Kleinebing/Agência Adjori/SC de Jornalismo - Deborah Almada, presidente ACI, e José Roberto Deschamps, presidente da ADJORI/SC

A Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC) prestigiou a  sessão especial da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC) que celebrou os 90 anos de fundação da Associação Catarinense de Imprensa (ACI). A valorização aos profissionais da imprensa e a liberdade de expressão foram os compromissos presentes durante a sessão, que aconteceu na noite de segunda-feira (4).

"Vejo que a ACI e a Adjori têm muito em comum. Em especial a busca pela verdade e o fortalecimento de todo o jornalismo do estado, que tão bem informa à sociedade catarinense. Ambas as instituições apostam na inovação para vencer os desafios e encontrar oportunidades nas novas conexões de uma sociedade tecnológica", enfatizou o presidente da Adjori/SC, José Roberto Deschamps.

Os associados à Adjori/SC Cláudio José Schlindwein, do Jornal O Município de Brusque, Hermann Byron de Araújo, do portal Imagem da Ilha e Cláudia Pavão, do Jornal Folha da Serra também estavam presentes. "O evento mostrou a importância e a força da imprensa catarinense, que deve seguir trabalhando pelo bom e ético jornalismo, defendendo a liberdade de expressão e a democracia", explica Cláudia Pavão, diretora da ACI para a serra catarinense. Além de Deschamps, Marcos André de Siqueira, diretor executivo da Adjori/SC, prestigiou o evento.

A jornalista Deborah Almada, atual presidente da ACI, recebeu a homenagem em nome da Associação e, durante seu discurso, destacou a importância do combate à censura. "A liberdade de expressão é, desde sempre, a mola mestra da entidade", enfatizou.

Ademir Arnon, presidente do Conselho Superior da ACI, que também foi homenageado, falou sobre a inovação para os profissionais jornalistas. "A perenidade de uma entidade depende da renovação constante e o indivíduo mais experiente mostra mais sabedoria e compromisso com o futuro quando ele aceita deixar de ser o protagonista para servir de esteio aos que chegam", explica.

Além da ACI, a sessão homenageou os ex-presidentes Cyro Barreto, Osmar Aires Teixeira, Moacir Pereira e Ademir Arnon.

História da entidade
Fundada em 1932, a entidade teve uma expressiva atuação em seus primeiros anos, sendo interrompida no período do Estado Novo, no Governo de Getúlio Vargas.

Logo após a Segunda Guerra Mundial, o grupo retomou suas operações sob o nome de Associação dos Profissionais de Imprensa, fundada na década de 1950, que também deu origem ao atual Sindicato dos Jornalistas. Em 1968, o jornalista Alírio Bossle fundou a Casa do Jornalista, abrangendo o Sindicato dos Jornalistas, assim como o Sindicato dos Radialistas e a Associação dos Cronistas Esportivos.(Rodrigo Ferreira l Agência de Adjori/SC de Jornalismo)

Alesc vai votar proibição de divulgação de agressão aos animais em mídias sociais Anterior

Alesc vai votar proibição de divulgação de agressão aos animais em mídias sociais

Justiça Eleitoral convoca mesários que vão trabalhar nas eleições Próximo

Justiça Eleitoral convoca mesários que vão trabalhar nas eleições

Deixe seu comentário